segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

MAMOGRAFIA - TERMINOLOGIA E ABREVIAÇÕES


TERMINOLOGIA E ABREVIAÇÕES
Certas terminologias de posicionamento, algumas das quais exclusivas da mamografia, precisam ser compreendidas e usadas corretamente. Esses termos e suas abreviações são usados para identificar imagens e constituem a nomenclatura padrão aprovada pela ACR em outubro de 1995. Esses termos e abreviações devem ser usados corretamente quando o serviço quiser ser reconhecido e credenciado pela ACR.

Informações de Pesquisas
Rotina: (incidências básicas): Como esperado, a crânio-caudal (CC) (86% nos EUA e 62% no Canadá) e a oblíqua médio-lateral (OML) (82% nos EUA e 61 % no Canadá) são as duas incidências de rotina mais comumente realizadas em todos os EUA e Canadá, conforme da­dos das pesquisas de 1995 e 1999.
Outra incidência mais comum em 1999 foi a médio-lateral (Ml), indicada como básica por 35% nos EUA e 12% no Canadá. Por isso, ela é relacionada como uma incidência especial neste capítulo.
Outras incidências especiais: A segunda e a terceira incidência especiais mais comuns foram a crânio-caudal lateralmente exagera­da (CClE) e a CC e OMl pelo método de Eklund, indicadas por 38 a 40% nos EUA e por 33% no Canadá.
As demais incidências especiais não descritas neste capítulo são as incidências prolongamento axilar (PA), corte de clivagem (CV), CC com rotação lateral e rotação mediar, que receberam todas o mesmo número de respostas, 36% nos EUA e 26 a 32% no Canadá.

INCIDÊNCIAS BÁSICAS
As incidências básicas ou padrões, também algumas vezes denominados incidências de rotina ou rotinas do serviço, são as incidências ou posições comumente realizadas na maioria dos serviços de mamografia.

BÁSICA
Crânio-caudal (CC)
Oblíqua médio-lateral(OML)

INCIDÊNCIAS ESPECIAIS 
As incidências especiais são as incidências ou posições mais comuns realizadas como extras ou adicionais para demonstrar melhor certas condições patológicas ou partes específicas do corpo.
 
ESPECIAL
Médio-lateral (ML) 
Crânio-caudal lateralmente exagerada (CCLE)
Deslocamento do implante (Método de Eklund)

TABELA DE TERMINOLOGIA MAMOGRÁFICA
Nomenclatura da ACR
Descrição
CC
Crânio-caudal: Uma incidência básica de cima para baixo
CML
Súpero-medialjínfero-Iateral oblíquas, oblíquas médio-lateral. a oblíqua básica
CCLE
Crânio-caudal lateralmente exagerada:  Uma incidência CC especial com ênfase no tecido axilar
ML
Incidência médio-lateral
LM
Incidência látero-medial
DI
Deslocamento do implante (para as incidências com o método de Eklund)
IA
Incidência axilar (para linfonodos e outras estruturas axilares)
AX
Corte de clivagem, uma incidência com compressão dupla da mama (demonstra o tecido mamário anterior ao esterno e às faces mediais de ambas as mamas)
Prolongamento Auxiliar
Incidência da inserção axilar, incidência de Cleópatra, oblíqua a 20-30°
LMO
ínfero-Iateral, súpero-medial com marca­ passo
SIO
Oblíqua súpero-Iateral, ínfero-medial, oblíqua reversa
TAN
Tangencial (também marcar a imagem com a incidência e o grau de angulação)
RL*
Rotação lateral
RM*
Rotação medial
FB
Crânio-caudal, de baixo (algumas vezes, na prática, tambérn abreviada para CCFB; a imagem deve ser marcada com qualquer desvio de 0° com LMO ou 0IS)
'Usada como um sufixo após a incidência.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário