sábado, 5 de novembro de 2011

OBLÍQUAS POSTERIORES - OPD E OPE: TÓRAX

ESPECIAL:

Decúbito dorsal ou semi-ortostática AP
Decúbito lateral (AP)
AP- Iordótica
Oblíqua anterior
Oblíqua posterior

Fatores Técnicos
Tamanho do filme - 35 x 43 cm (14 x 17polegadas),no
sentido longitudinal
Grade móvel ou fixa
limite de 110- 125 kVp
Técnica e dose:

Proteção: Avental de chumbo seguro em torno da cintura para
proteger as gônadas.

Posição do Paciente (Ortostática)
Paciente em posição ortostática, rodado a 45°, com a região
posterior do ombro direito contra o chassi para a OPD, e a 45°,
com a região posterior do ombro esquerdo contra o chassi para
a OPE. Braço o mais próximo possível do chassi, elevado, e a
cabeça apoiada; o outro braço colocado sobre o quadril com a
região palmar para fora .Paciente olhando reto à frente

Posição de Decúbito
Se o paciente não puder se levantar ou sentar, realizar as
incidências oblíquas posteriores na mesa.
Colocar apoios sob a cabeça e sob o quadril e o ombro
elevados.

Posição da Parte
Parte superior do chassi cerca de 2 cm (1 polegada) acima
da vértebra proeminente, ou cerca de 12 cm (5 polegadas)
acima do nível da incisura jugular (5 cm acima dos ombros)
Centralizar o tórax com o RC e com o chassi

Raio Central
RC perpendicular, ao nível de T7 . DFoFi de 180 cm (72
polegadas)

Colimação: Colimar com a área dos pulmões.

Respiração: A exposição é feita após a segunda inspiração
profunda e completa.

Observação: As oblíquas posteriores visualizam melhor o
lado mais próximo ao chassi.
As posições posteriores mostram a mesma anatomia que o seu
oposto, as oblíquas anteriores. Assim, a posição OPE
corresponde a OAD, e a OPD corresponde a OAE.

Critérios Radiográficos
Os critérios radiográficos são similares aos das oblíquas
anteriores descritos na página anterior. Contudo, em virtude
da maior ampliação da porção anterior do diafragma, geralmente
os campos pulmonares aparecem mais curtos nas oblíquas posteriores,
comparados às oblíquas anteriores. O coração e os grandes vasos também aparecem maiores nas oblíquas posteriores por estarem mais distantes do chassi. 

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