sexta-feira, 12 de julho de 2013

SIST. GI BAIXO - ANATOMIA RADIOGRÁFICA


Sistema Digestivo
As primeiras cinco partes do trato gastrintestinal (passando pelo estômago e a primeira porção do intestino delgado, o duodeno) foram descritas no capítulo anterior.
Este capítulo estuda o sistema digestivo além do estômago, começando como intestino delgado. Se todo o intestino delgado fosse re­tirado do corpo à necropsia,
separado de suas ligações mesentéricas, desenrolado e esticado, teria em média 7 metros (ou 23 pés) de comprimento. Durante a vida, na vigência de um
bom tônus muscular, o comprimento real do intestino delgado é menor, medindo entre 4,5 e 5,5 metros ou de 
15 a 18 pés de comprimento. Entretanto, existem
grandes variações individuais. Em um estudo de 100 necropsias, o comprimento do intestino delgado variou de 4,5 a cerca de 10 metros (15 a 31 pés).
Seu diâmetro varia de 1,5 polegada (3,8 cm) na face proximal até em torno de 1 polegada (2,5 cm) na extremidade distal.
O intestino grosso começa na altura do quadrante inferior direito próximo à sua conexão ao intestino delgado. O intestino grosso estende-se ao longo de toda a periferia da cavidade abdominal
e termina no ânus. O intestino grosso tem cerca de 1,5 m ou 5 pés de comprimento e aproximadamente 6 cm ou 2,5 polegadas de diâmetro.

PROCEDIMENTOS RADIOGRÁFICOS COMUNS
Dois procedimentos radiográficos comuns envolvendo o sistema gastrintestinal inferior são apresentados neste capítulo. Ambos utilizam contraste.

Seriografia do Intestino Delgado - Trânsito de Delgado - Estudo do Intestino Delgado

O exame radiográfico específico do intestino delgado é denominado seriografia do intestino delgado, ou trânsito de delgado. Esse exame é frequentemente combinado ao trânsito GI superior e sob tais condições pode ser chamado de seriografia do intestino delgado. Demonstra-se uma radiografia baritada do intestino delgado na Fig. 15.2.

Enema Baritado (Clister Opaco) - Estudo do Intestino Grosso
O procedimento radiográfico destinado ao estudo do intestino grosso é mais
comumente designado como enema baritado. Uma denominação al­ternativa
é clister opaco. A Fig. 15.3 demonstra o intestino grosso ou cólon preenchido
com uma combinação de ar e bário, num procedimento referido como enema
baritado de duplo contraste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário